Homeopatia

Homeopatia

 

O que é a Homeopatia?

 

  • A Homeopatia é uma aplicação terapêutica que se baseia no principio da similitude por meio de doses muito pequenas de substâncias especialmente preparadas, activando a capacidade intrínseca da auto-cura do organismo.
  • Foi fundada por Samuel Hahnemann (1755-1843). 
  • O único fundador desta nova doutrina médica, surge na transição dos séculos XVIII e XIX, período de revolução das ideias médicas em toda a Europa. Samuel Hahnemann, deixou numerosos escritos que determinaram a teoria e prática homeopáticas, muitos dos quais continuam actualmente em vigor.

 

Como actua a Homeopatia?

 

O princípio da similitude foi enunciado por Hahnemann, pela primeira vez, em 1796, no ensaio sobre um novo princípio para a verificação do poder de cura das drogas. Ele fez numerosas formulações sucessivas, das quais a mais simples é a seguinte:

 

«Toda a substância capaz de induzir, em dose ponderável, sintomas patológicos num sujeito sadio, em dose muito fraca, especialmente preparada, é capaz de fazer desaparecer sintomas semelhantes no doente que as apresenta.»

 

A formulação lapidar em latim deste principio é "Similia similibus curantur".

A exigência da globalidade do estudo de cada caso para a escolha do medicamento homeopático decorre, logicamente, do próprio princípio da similitude, pois este considera o conjunto das reacções a uma substância.

Os medicamentos homeopáticos actuam contra as causas das doenças, activando os mecanismos de defesa do organismo, com o objectico de restabelecer o equilíbrio biológico perdido. 

A Patogenesia inclui todos os sinais, físicos e mentais, atribuídos experimentalmente ou clinicamente á sua acção.

Assim, a globalidade constitui um dos imperativos fundamentais da homeopatia.

 

O que pode beneficiar a Homeopatia? 

 

Uma observação homeopática pode compreender não apenas os sinais de uma doença, mas especialmente, as reacções patológicas pessoais do sujeito, sejam elas somáticas, comportamentais, mentais ou de adaptação ao meio ambiente.

Apenas o conjunto é característico do medicamento indicado.

A individualização do medicamento homeopático decorre de um processo clínico muito particular, que leva a efectuar uma selecção de entre os sintomas apresentados pelo paciente e a classificá-los em função da sua importância na patogenia.

 

Como é um Tratamento Homeopático? 

 

Enquanto o médico alopata busca reunir os diferentes elementos de um quadro clínico evocador de uma doença, entidade mórbida que sugere terapêutica, o homeopata procura identificar os sinais característicos de uma patogenia, quadro reaccional a partir da qual vai definir o tratamento homeopático.

 

É imprescindível a marcação prévia de consulta.   Marque já